imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

DIA DAS MÃESA IMPORTÂNCIA DO SIGNIFICADO DESSA DATA NO BRASIL

05/Mai/2021 - 11:19

A data a qual hoje celebramos foi instituída como data comemorativa no Brasil no ano de 1932, por meio do decreto Nº 21.366, de 5 de maio. Em sua composição, consagra-se a criação da data, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana.

Vale ressaltar que o nosso modelo de dia das mães celebrado na contemporaneidade foi idealizado por uma norte-americana chamada Anna Maria Jarvis (1864-1948), que em 1905 perdeu sua mãe e profundamente deprimida, resolveu militar por uma data que pudesse homenagear o sentimento materno.

No Brasil, a oficialização dessa data foi tão relevante que na época proporcionou uma maior valorização da mulher que, no Governo Varguista, já estava alcançando seu espaço na sociedade, a exemplo da conquista do voto feminino. O momento também tornou-se um marco histórico, haja vista que a valorização da mulher como cidadã atrelada ao reconhecimento do seu papel materno resultou em uma ação conjunta do Governo com o Público Feminino.

O dia das mães é uma data de muita importância, pois nos remete aos sentimentos que mais distinguem e dignificam a espécie humana: a ternura, o respeito e a veneração, os quais evocam o amor materno. Que durante esse mês de maio, possamos lembrar do grande significado dessa data e reconhecer o valor dela em cada um de nós.


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho