No Dia Mundial de Combate ao Fumo, Prefeitura reforça ações no combate ao tabagismo em Porto Velho

31/Mai/2021 - 07:00

O Dia Mundial sem Tabaco é celebrado nesta quarta-feira, dia 31 de maio, para alertar sobre os riscos do tabagismo para a saúde humana. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é celebrada anualmente.

Em Porto Velho, além dos programas de combate ao tabagismo, a Prefeitura fará a capacitação de profissionais das Unidades Básicas de Saúde da Zona Rural dos distritos de Ponta do Abunã e dos localizados na região do Baixo Madeira com cursos de qualificação sobre o tratamento dos fumantes.

Os cursos são divididos em dois momentos, que acontecerão nos dias 23 e 30 de junho, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Além do treinamento, também haverá campanhas educativas.

Todas as unidades de saúde de Porto Velho foram orientadas para que realizem atos simbólicos e atividades educativas utilizando o tema estabelecido pela OMS para este ano, que é “Comprometa-se a parar de fumar”.

MALEFÍCIOS DO TABAGISMO

A nicotina, principal substância do tabaco, tem o poder de causar a dependência física e psicológica nos usuários, por causar alterações comportamentais no sistema nervoso, transmitindo uma sensação de bem-estar nos praticantes do tabagismo.

O consumo do tabaco pode ocasionar diversas complicações como câncer de pulmão – o tabaco é um dos seus maiores causadores –, além do dobro de probabilidade do risco de infarto e o comprometimento do funcionamento normal dos pulmões, que leva à fadiga e a consequente falta de disposição em se exercitar.

O cigarro é ainda responsável por uma em cada dez mortes no mundo, de acordo com estudo divulgado em abril deste ano pela publicação científica The Lancet. O mesmo estudo mostra que alguns países, entre eles o Brasil, vêm conseguindo ajudar a população a parar de fumar.


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho