imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

DIA 1 DE MAIODia Mundial do Trabalho

01/Mai/2022 - 08:31

1º de maio, se comemora o Dia Mundial do Trabalho ou Dia do Trabalhador e marca a celebração das conquistas dos trabalhadores ao longo da história. A data foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda a Europa. Ao escolher 1º de maio como Dia do Trabalho, os participantes desse encontro prestaram uma homenagem aos operários que por meio de uma greve que reuniu milhares de trabalhadores, ocorrida na cidade de Chicago (EUA) em 1886, onde reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

Já no Brasil, a data foi consolidada em 1924 e em 1925, o presidente Artur Bernardes, por meio de decreto, consolidou o 1º de maio como o dia oficial em homenagem ao trabalhador. As primeiras formas de regularização de leis e normas trabalhistas ocorreram com a instalação da República. Vale ressaltar que entre 1910 e 1920, havia fortes segmentos organizados de trabalhadores no país.

Durante os cinco primeiros anos da década de 1930, as comemorações do Primeiro de Maio seguiram a linha de festividades organizadas pelos trabalhadores, que se reuniam nos sindicatos e em locais importantes das grandes cidades para organizar discursos, realizar passeatas, fazer apresentações artísticas, palestras em defesa do trabalhador, entre outros.

Outrossim, no Governo de Getúlio Vargas, a data teve grande significação durante o período do Estado Novo, haja vista a relevância dada para a data no seu governo, a exemplo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que fora anunciada no dia 1º de maio de 1943, fortalecendo 1º de maio como símbolo de homenagem ao trabalhador.

Atualmente, em 1º de maio, diversos sindicatos se organizam para oferecer uma programação à classe trabalhadora, como comícios que defendem pautas de defesa dos direitos trabalhistas, bem como eventos que abrangem toda uma programação voltada para o lazer dos trabalhadores.

A Prefeitura Municipal de Porto Velho através de seu Prefeito HILDON CHAVES junto a Secretaria Municipal de Administração - SEMAD, por meio do Secretário Municipal de Administração, Alexey da Cunha Oliveira, parabenizam todos os servidores municipais pelo “Dia do Trabalhador”, comemora as conquistas alcançadas ao longo dos anos e reconhece o esforço de cada servidor nos Serviços Prestados à prefeitura e a população, pois o esforço de cada um é de suma importância para o desenvolvimento e crescimento de uma Porto Velho melhor.


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho